Biografia de Valentina da Luz Guebuza

VIDA E OBRA

Valentina da Luz Guebuza nasceu a 30 de Agosto de 1979, na cidade de Maputo, era a mais nova de cinco irmãos. Iniciou o ensino primário em 1986, na Escola Primaria “A luta Continua”. Conclui a 6ª Classe em 1993, na Escola Secundaria da Polana.

Em 1997 terminou    o ensino secundário pre-universitario.

Um ano depois ingressou na Universidade Politécnica, onde veio a formar-se em Engenharia de Construção Civil com distinção, no ano de 2006.

Valentina Guebuza iniciou a sua carreira profissional em 2002,e o seu primeiro emprego foi como servente de mesa no Restaurante 1908, na capital, enquanto estudava Engenharia Civil na África do Sul.

Em 2004 iniciou-se no ramo empresarial, assumindo a gestão da empresa familiar FOCUS 21. Também era PCA da StarTimes Media, resultado de uma parceria entre a chinesa StarTimes e a Focus 21 para a área da Migração Digital no país.  Que  iniciou as suas actividades em território moçambicano no dia 23 de Abril de 2011.

Na vertente politica, foi militante do partido Frelimo, tendo passado por órgãos sócias como ACLLN e OMM.

Em 2012 a filha do antigo Presidente envolveu-se ainda na política, ao ser eleita para o Comité Central da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), no congresso realizado na cidade de Pemba, e mantinha um lugar no órgão mais importante do partido no poder entre congressos.

Em dezembro de 2013, a revista Forbes colocou-a entre as vinte jovens africanas mais poderosas de África, à frente da ‘holding’ familiar Focus 21 Management & Development, com interesses em vários sectores, como a banca, telecomunicações, pescas, transportes, mineração e imobiliário.

Em 2014 casou-se com Zofimo Muiuane, chefe do departamento de marketing da operadora de telecomunicações Moçambique Celular  (Mcel),  numa cerimónia religiosa na Igreja Presbiteriana de Chamanculo, e da união nasceu a única filha de nome Valentina Winda.

COMENTE PELO FACEBOOK

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *