O Presidente da República Filipe Nyusi realiza a partir de hoje uma visita a “terra do Rand”

Loading...

O Presidente da República realiza, a partir de hoje, uma visita de Estado à África do Sul a convite do seu homólogo, Jacob Zuma, com olhos postos no reforço da cooperação económica e política entre os dois países vizinhos.

Desde que assumiu o comando do país, Filipe Nyusi reforçou as relações políticas com África do Sul e, desde Janeiro deste ano, assiste-se a grandes movimentações nos dois sentidos, tanto a nível político, como diplomático.
Jacob Zuma foi o primeiro chefe de Estado a realizar uma visita de Estado a Moçambique depois que Filipe Nyusi tomou posse. Aliás, já tinha estado em Moçambique em Janeiro, para a investidura do Presidente da República, e voltou a Maputo no início de Setembro, para, juntamente com Filipe Nyusi, inaugurar o monumento às vítimas do raide à Matola. Menos de um mês depois, foi a vez do seu vice-presidente, Cyril Ramaposa, ser recebido por Filipe Nyusi, no âmbito de uma agenda da SADC. E agora chegou a vez de Nyusi retribuir e aproximar-se cada vez mais da maior potência económica de África, que, entretanto, enfrenta há alguns anos, tal como outros países da região, uma crise de energia eléctrica, e Moçambique precisa do apoio sul-africano para viabilizar os seus projectos neste sector.
Durante a sua visita à África do sul o Presidente da Republica ira visitar alguns empredimentos de geracao de energia entre outros projectos, para alem das conversações entre os dois governos ainda na terra do rand Filipe Nyusi vai particinpar na primeira sessão da comissão Binacional entre Moçambique e Africa do sul, no fórum de negócios entre os dois países bem como a comunidade moçambicana.
Africa do sul esta entre os cinco maiores países investidores em Moçambique

Jacinto G. Manusse

É um Empreendedor e Consultor de Marketing Digital que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs em Moçambique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *