O CNDS decidiu pela criação de condições de segurança

Loading...

O CNDS decidiu pela criação de condições de segurança

O CONSELHO Nacional de Defesa e Segurança (CNDS) decidiu pela criação de condições de segurança para o encontro entre o Presidente da República (PR), Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dlakhama, com vista a pôr termo aos ataques que nos últimos dias têm ocorrido ao longo da Estrada Nacional Número 1 (EN1).

Reunido ontem, na sua terceira sessão ordinária, o CNDS, dirigido pela Chefe do Estado, aconselhou que, com maior celeridade, se identifique a melhor forma de reforçar o convite feito ao líder da Renamo para o encontro, com vista a consolidar o ambiente de paz e de estabilidade, que propicia o contínuo desenvolvimento sócio-económico do país.

Um comunicado da Presidência da República enviado à nossa Redacção refere que no encontro de ontem aquele órgão analisou a situação da ordem e segurança pública, com destaque para a situação político-militar, criminalidade e acidentes de viação.

Quanto à situação político-militar, o órgão pronunciou-se sobre a necessidade da manutenção e preservação da paz para todos os moçambicanos e secundou o compromisso do Presidente da República para o diálogo pela paz.

O Conselho Nacional de Defesa e Segurança é um órgão do Estado de consulta específica para os assuntos relativos a soberania nacional, integridade territorial, defesa do poder democraticamente instituído e a segurança.

Fazem parte deste órgão o primeiro-ministro, os ministros da Defesa Nacional, do Interior, dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, da Economia e Finanças, dos Transportes e Comunicações, da Justiça, o director-geral dos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE), o chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e o comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).

Integram ainda dois membros designados pelo PR, cinco eleitos pela Assembleia da República, dos quais três pela bancada parlamentar da Frelimo e dois da Renamo.

 

Jornal noticias

Jacinto G. Manusse

É um Empreendedor e Consultor de Marketing Digital que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs em Moçambique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *