Os restos mortais de Joaquim João vão hoje a enterrar

Loading...

Os restos mortais de Joaquim João

O funeral será antecedido de velório a partir das 9.00 horas no Paços do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, onde colegas, desportistas, amigos, dirigentes e governantes prestarão o último adeus.

Joaquim João Fernandes nasceu a 01 de Outubro de 1952, no distrito de Mopeia, província da Zambézia, tendo perdido a vida aos 64 anos de idade. Começou a sua carreira futebolística no Ferroviário de Quelimane, em 1969.

João Chissano, Amir Gafur e Faizal Sidat são algumas figuras do mundo desportivo que também intervieram para deixar ficar um testemunho sobre  Joaquim João (JJ). Para todos eles, a opinião é unânime. Há que imortalizar a figura de Joaquim João para que as próximas gerações possam conhecer a sua obra.

Uma das maneiras de evitar que JJ caia no esquecimento das novas gerações, na opinião do antigo Presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Faizal Sidat é dar o seu nome a uma das artérias moçambicanas ou produzir livros que contem o seu percurso.

Todavia, além de se colocar os feitos de JJ no papel, de modo que a disciplina seja transmitida para juventude, Amir Gafur defende que o Governo e o Ferroviário devem se esmerar a desenvolver acções concretas a favor do legado de Joaquim João porque ele foi por muitos anos um capitão do futebol moçambicano”.

Na mesma linha de pensamento interveio João Chissano, quem defende que JJ era um homem com uma dimensão humana incalculável, indivíduo que gostava de se aprumar. “Quem não pôde conviver com JJ perdeu oportunidades de aprendizagem”, rematou o antigo seleccionador nacional.

Do lado do Governo, o Ministro da Juventude e Desportos, Alberto Nkutumula, admitiu que os moçambicanos devem honrar a obra e Joaquim João, pois o seu desaparecimento entristece não apenas aos amantes do futebol, mas a nação moçambicana inteira.

 

Jacinto G. Manusse

É um Empreendedor e Consultor de Marketing Digital que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs em Moçambique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *