Descoberto novo efeito secundário do paracetamol

Loading...

Descoberto novo efeito secundário do paracetamol

A toma indiscriminada deste analgésico tem, como qualquer medicamento, efeitos secundários, mas pode ter um novo efeito.

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Toronto, no Canadá, a ingestão deste medicamento e de outros com o mesmo princípio ativo –  o paracetamol ou acetaminofeno – pode prejudicar a sua capacidade de identificar erros e tomar decisões.

Os cientistas destacam que o mais preocupante é que este efeito colateral da substância passa despercebido pelos pacientes, o que pode levar a uma falsa sensação de normalidade.

Para este estudo os investigadores analisaram os efeitos de paracetamol em 62 voluntários. Metade do grupo ingeriu 1.000 miligramas (dose normal máxima recomendada) do medicamento, enquanto os restantes tomaram apenas um placebo.

Depois foram analisados a realizar a seguinte tarefa: carregar num botão sempre que a letra F aparecesse num ecrã. Caso o ecrã mostrasse a letra E, não deveriam pressioná-lo.

O resultado foi surpreendente. O grupo que tomou a substância não só carregou mais vezes no botão perante a letra E, como também deixou ‘passar em branco’ uma série de letras F.

Como destaca a edição brasileira da revista Exame, apesar de este ser o primeiro estudo a apontar disfunções cognitivas decorrentes do uso do medicamento Tylenol (e outros com as mesmas substâncias ativas), outras investigações já constataram que doses excessivas destas substâncias podem provocar danos no fígado.

Jacinto G. Manusse

É um Empreendedor e Consultor de Marketing Digital que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs em Moçambique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *