Filipe Nyusi garante estar em curso contactos para restabelecer a paz no país

Filipe Nyusi garante estar em curso contactos para restabelecer a paz no país

O Presidente da República, Filipe Nyusi, garantiu estarem em cursos contactos ao nível interno e externo para o restabelecimento da paz e estabilidade no país. Esta garantia foi feita na capital alemã, Berlim, num encontro com a comunidade moçambicana residente naquele país.

No encontro com o Chefe de Estado, os emigrantes moçambicanos disseram que estão longe da pátria, mas acompanham atentamente a situação política que afecta aos seus compatriotas. Reagindo à preocupação generalizada, Filipe Nyusi disse que “Moçambique não está em guerra, mas há algumas perturbações localizadas no Centro do país – e são criadas pela Renamo. Mas estamos a trabalhar dentro e fora do país, com moçambicanos e povos amigos para resolver a situação”, garantiu o Presidente da República.

Tal como num outro encontro, os moçambicanos na Alemanha voltaram a questionar ao Chefe de Estado sobre o processo de indemnizações aos antigos trabalhadores na RDA. Mais uma vez, a resposta foi quase a mesma.

“Normalmente não gosto de responder o que não se resolve. Por isso, quando passei por aqui, antes, e colocaram-me o dossier das indemnizações, disse que tinha escutado e que iria-me informar sobre o projecto. Penso que não fica bem estar a dizer que a solução é esta ou é aquela para depois não cumprir”, rematou.

No primeiro dia da visita a Alemanha, a questão da paz e os investimentos foram também tema das conversações com a chanceler Angela Merkel.

A visita àquele país europeu terminou hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *