Moçambique pretende aumentar acesso aos serviços financeiros

Loading...

Moçambique pretende aumentar acesso aos serviços financeiros

O país quer aumentar o nível de acesso aos serviços financeiros de 20 para 60% até 2022, período em que estabelece como meta cobrir todos os 158 distritos do país com instituições financeiras, contra os actuais 87 distritos. Estas medidas constam da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira, apresentada hoje, em Maputo.

Actualmente, 80% da população adulta não tem conta bancária e apenas 10% dos serviços financeiros disponíveis estão nas zonas rurais. A expansão destes serviços encontra, desde cedo, o desafio da criação de infra-estruturas que aumentam a actividade económica nos pontos de menor cobertura.

É este contexto que levou o Banco Central e outras instituições do Governo e multilaterais a criarem a Estratégia de Inclusão financeira, documento que contém as linhas que vão orientar as acções para que em sete anos se possa triplicar a população adulta que usa serviços financeiros, para 60%.

O Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, destaca os avanços alcançados nos últimos anos neste domínio, mas reconhece que há ainda muita estrada por percorrer.

O representante do Banco Mundial em Moçambique, Marc Lundell, destaca os avanços que podem ser alcançados por Moçambique graças a este documento, com base em exemplos de outros países.

A Estratégia Nacional de Inclusão Financeira toma como base três pilares, nomeadamente, o acesso aos serviços financeiros, para garantir a sua disponibilidade e proximidade; o fortalecimento de infra-estruturas financeiras, pela segurança e eficiência do sistema; e a proteção do consumidor. Para cada um destes pontos estão previstas várias acções combinadas.

Opais

Jacinto G. Manusse

É um Empreendedor e Consultor de Marketing Digital que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs em Moçambique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *