Governo deverá entregar hoje sua proposta de legislação

Loading...

A delegação mandatada por Filipe Nyusi junto da Comissão Mista que prepara o encontro ao mais alto nível, deverá entregar aos mediadores internacionais a sua proposta relativa à revisão da legislação visando acomodar a exigência da Renamo de querer governar as seis províncias em que considera ter ganho nas Eleições Gerais e provinciais de 2014.

Segundo apurou o “Canalmoz”, a Comissão Mista deverá reunir-se ao princípio da tarde de hoje, caso o Governo consiga entregar a sua proposta esta manhã.

Na segunda-feira, os mediadores ameaçaram abandonar o país depois terem sido confrontados com a ausência de justificação para que o Governo não tenha apresentado a sua proposta, apesar dos dezoito dias de interrupção.

A demora do Governo foi interpretada como falta de vontade para que o processo avance.

Na terça-feira, foi aberta a 33.ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, em Genebra. No discurso de abertura, o alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Al Hussein, denunciou a continuação dos confrontos armados entre a Renamo e as tropas governamentais.

Segundo Zeid Al Hussein, a violência começou há quase um ano, e o seu gabinete recebeu relatos da existência de cadáveres em valas comuns, execuções sumárias, destruição de propriedade, deslocações de civis e ataques à população. Disse que aguarda, desde Julho passado, a resposta do Governo sobre o pedido que foi feito pela organização para visitar as zonas onde foram descobertas valas comuns. (Bernardo Álvaro)

CANALMOZ

Jacinto G. Manusse

É um Empreendedor e Consultor de Marketing Digital que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs em Moçambique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *