John Kerry aborda situação politica e económica do país com Filipe Nyusi

Loading...

A situação  política em Moçambique foi  um dos temas centrais  nas discussões que o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manteve ontem em Washington com o Secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

Numa declaração à imprensa, momentos após o encontro realizado no Departamento de Estado, John Kerry não entrou em pormenores sobre o conteúdo da abordagem, limitando-se a afirmar que a actual situação política representa um desafio para Moçambique.

” Falamos sobre o grande desafio que Moçambique enfrenta em termos de sua economia, a necessidade de transparência e prestação de contas e os desafios fiscais e orçamentais,  também  falamos sobre como reduzir alguns dos níveis de violência que tem ocorrido no país  lugar em lidar com a oposição – partido de oposição. Estes são desafios difíceis – nós sabemos que – e estou ansioso para ouvir de o presidente os pensamentos sobre a estrada à frente.

Kerry manifestou, entretanto, a sua satisfação em relação ao engajamento do Presidente da República nas questões da conservação da biodiversidade, sentimento expresso momentos antes de o Chefe do Estado ser distinguido, em reconhecimento dos seus esforços nesta matéria.

O Presidente Nyusi e o Secretário de Estado norte-americano falaram igualmente da situação económica que o país enfrenta, decorrente de muitos factores, incluindo a crise económica global; mas também abordaram questões sobre a transparência fiscal e problemas ambientais.

John Kerry disse estar igualmente satisfeito por receber o Presidente da República no Departamento de Estado, particularmente por ser do país de onde nasceu a sua esposa, Teresa Kerry.

O Secretário de Estado afirmou também que a visita do Presidente da República aos Estados Unidos vai contribuir para o estreitamento dos laços de amizade entre os dois países.

Filipe Nyusi disse, por seu turno, que durante a sua estada nos Estados Unidos vai aproveitar a experiência dos norte-americanos na abordagem de questões como a corrupção, transparência e gestão de instituições.

O encontro com Kerry acabou sendo o primeiro acto político público do Presidente em Washington, onde estava igualmente agendado para ontem encontros bilaterais com o director do Banco Mundial, Jimmy Yong Kim, e os Secretários de Estado do Comércio, Penny Pitzer, e de Energia, Ernest Moniz.

Ainda ontem, o Chefe do Estado foi distinguido pelo Fundo Internacional para a Conservação da Natureza (ICCF), uma instituição com sede em Washington, cuja missão é ajudar os governos dos países do mundo a adoptar uma política de conservação e da biodiversidade.

Jornal Noticias

Jacinto G. Manusse

É um Empreendedor e Consultor de Marketing Digital que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs em Moçambique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *