Missão do FMI já trabalha no país

Loading...

UMA missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) chegou esta quarta-feira ao país e ontem iniciou reuniões de trabalho com o Governo moçambicano, no âmbito do esclarecimento da dívida pública do país. Segundo fonte do FMI contactada ontem pelo “Notícias”, a missão vai permanecer no país até 29 deste mês.

 

A missão resulta de um entendimento entre as duas partes alcançado semana passada em Washington, num encontro entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e a directora do FMI, Christine Lagarde.

No referido encontro, e segundo fonte governamental, mais tarde secundada pelo FMI em comunicado distribuído a partir da sua sede, em Washington, as partes acordaram que a Procuradoria-Geral da República vai liderar o processo de auditoria das contas públicas para o apuramento da legalidade das garantias soberanas do Estado, num trabalho cujos termos de referência serão acertados entre o “Executivo” e a missão do Fundo que actualmente se encontra no país.

O comunicado do FMI acrescenta que a directora-geral desta instituição felicitou ao Governo moçambicano pelos passos que tem estado a dar no contexto das reformas acordadas entre as partes.

O mesmo documento, bastante curto, saúda a vontade do nosso Governo, manifestada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, de continuar a trabalhar com o Fundo Monetário Internacional para clarificar tudo sobre a questão da dívida pública, avaliada em mais de 1.2 bilião de dólares.

Christine Lagarde sublinhou, no entanto, a necessidade de o Executivo moçambicano levar a cabo novas acções decisivas para a estabilização da economia e fazer esforços adicionais para a melhoria da transparência, em particular na auditoria internacional e independente das empresas financiadas por fundos que resultaram na dívida pública em causa.

As informações sobre a dívida não declarada levaram o Fundo Monetário Internacional a suspender a ajuda financeira a Moçambique.

Jornal noticias

Jacinto G. Manusse

É um Empreendedor e Consultor de Marketing Digital que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs em Moçambique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *