Filipe Nyusi ainda não convidou os mediadores para regressarem

Loading...

Governo continua a condicionar o reinício das negociações com a Renamo.

Ainda não existe data para o reinício das negociações entre o Gover­no e a Renamo, soube o “Canal­moz” de fontes da Comissão Mista.

Segundo as nossas fontes, o atra­so deve-se à falta da decisão do Presidente da República, Filipe Nyusi, em solicitar o regresso dos mediadores internacionais, que dei­xaram o país em Dezembro pas­sado, sem a promessa de voltar.

Os mandatários de Filipe Nyusi na Comissão Mista trouxeram, no dia 1 de Dezembro, uma nova proposta, que consistia na criação de um gru­po de trabalho para se encarregar da elaboração da proposta de legislação sobre a descentralização governativa.

Na referida proposta, os manda­tários do Presidente da República exigiam que os mediadores não participassem no processo de ela­boração da proposta de legislação, alegando que esta matéria deve ser tratada pelos moçambicanos.

Ao propor a declaração da ces­sação temporária das hostilidades militares entre as forças do Gover­no e as da Renamo, o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, tinha evocado como motivo o reinício das negociações entre as partes num am­biente de tranquilidade e harmonia.

Mais pormenores nas próxi­mas edições. (Bernardo   Álvaro)

Canal Moz 

Jacinto G. Manusse

É um Empreendedor e Consultor de Marketing Digital que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs em Moçambique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *