“Aumento do preço dos combustíveis não vai influenciar subida dos preços de produtos”

Loading...

O Banco de Moçambique diz que o aumento do preço dos combustíveis anunciado recentemente não vai influenciar a subida dos preços de produtos.

A garantia foi dada, esta segunda-feira, em Maputo, pelo governo do Banco Central.

Rogério Zandamela, falava em conferência de Imprensa, no fim da reunião do comité da Politica Monetária, tendo sublinhado que o financiamento interno do estado continua pressionado pela divida pública interna actualmente superior a 88 mil milhões de dólares.

“O Estado viu-se numa situação de forçar a ter que usar o financiamento interno para financiar a despesa pública e os números estão aí, a dívida interna continua a crescer desde a suspensão da ajuda externa directa ao Orçamento do Estado. Em Dezembro de 2015 estava a pouco mais de cinquenta mil milhões e termina o ano com pouco mais de setenta mil milhões e podem já ver que só nos primeiros três meses do ano, ela passa de setenta a oitenta e oito, há uma tendência crescente”, declarou, Rogério Zandamela.

O governador do Banco Central, Rogério Zandamela, fez saber que o comité da política monetária decidiu reduzir a taxa de juros de facilidade permanente de cedência de liquidez de 23,25% para 22,75%, manteve as demais taxas e introduziu a taxa de mercado monetário interbancário fixando-se em 21,75%.

RM

Jacinto G. Manusse

É um Empreendedor e Consultor de Marketing Digital que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs em Moçambique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *