Descoberta de petróleo assusta comunidades na província Nampula

Loading...

A descoberta de reservas de petróleo nos distritos costeiros de Memba e Angoche na província moçambicana de Nampula está a criar insegurança nas comunidades.

Muitas pessoas temem que quando iniciar a exploração a actividade pesqueira será afectada e irão perder a sua base de rendimento.

Com base em experiências anteriores, as comunidades receiam que a empresa que irá explorar o recurso poderá não cumprir as exigências de responsabilidade social.

A população reclama também o facto de tal descoberta de recursos ser mantida em segredo pelas autoridades.

A Petronas, empresa da Malásia, vai explorar uma área entre Pemba e Memba.

António Lagares, da Solidariedade Moçambique, denuncia a falta de Transparência a volta dos projectos de investimento na área da indústria extractiva em Nampula.

Ele considera que há em volta das descobertas do petróleo em Angoche uma forte influência da elite politica e lamenta a exclusão da população em todo o processo.

Augusto Cumbana, inspector provincial-chefe dos recursos minerais e energia em Nampula, disse que não iniciou a pesquisa do petróleo em Angoche, mas foram feitos estudos preliminares.

Cumbana acrescentou que uma equipa de consultoria já se deslocou ao distrito de Angoche para fazer o levantamento de informação sobre a existência de petróleo.

VOA

Jacinto G. Manusse

É um Empreendedor e Consultor de Marketing Digital que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs em Moçambique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *