Transporte de Passageiros: Já há proposta de novas tarifas

A TARIFA do transporte público de passageiros vai subir, faltando saber quando e em quanto. O Governo, os municípios de Maputo e Matola e a Federação Moçambicana dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO) concordam que uma revisão da tabela pode corrigir os erros de gestão do sistema que foram sendo cometidos nos últimos anos.

As partes, que estiveram reunidas na manhã de ontem, acordaram novas tarifas, mas não avançaram detalhes sobre o assunto, condicionando à assinatura de um memorando entre si, antes de submeter a proposta à consideração do Conselho de Ministros, ainda esta semana.

Trata-se de um dossier que vem sendo negociado há algumas semanas, com as partes à busca de uma fórmula para tornar o negócio do transporte de passageiros sustentável, sem sobrecarregar o utente.

Castigo Nhamane, presidente da FEMATRO, explica que as medidas transitórias que vêm sendo adoptadas pecam não resolver o problema em definitivo, fazendo com que os operadores desinvistam no sector, afectando a qualidade do serviço prestado ao público.

Actualmente, a tarifa do transporte de passageiros das cidades de Maputo e Matola está fixada em sete meticais por cada 10 quilómetros e nove meticais para uma distância superior a 10 quilómetros.

“As novas tarifas vão minimizar os custos para o transportador, uma vez que uma série de outras medidas deverão entrar em vigor ao mesmo tempo e de forma sequencial”, acrescentou Nhamane, contactado ontem pelo “Notícias”.

A falta de transporte, sobretudo em Maputo e Matola, tem vindo a agudizar-se nos últimos tempos, com as carrinhas de caixa aberta a serem a principal alternativa para os cidadãos se movimentarem diariamente.

Foi na sequência desta crise que, na sua recente visita ao Ministério dos Transportes e Comunicações, o Presidente Filipe Nyusi deixou instruções visando a reversão da situação, tendo proposto às empresas Caminhos de Ferro de Moçambique e MPDC, companhia gestora do Porto de Maputo, a incluírem, nas suas acções de responsabilidade social, um apoio ao sector de transporte urbano de passageiros.

Notícias  

One thought on “Transporte de Passageiros: Já há proposta de novas tarifas

  • Abril 18, 2017 at 10:57 pm
    Permalink

    Sempre existe pontualidade e iniciativa para a subida de tarifa do vulgo chapa 100″, mas no que diz respeito ao utente nada vos interessa e sem mi esquecer que nada fazem para estancar os encurtamento de rota e continuamos o valor sobrecarregado e não chegamos aos nossos destinos ou temos que pagar duas vezes para chegar no mesmo ponto de referência que por sinal o nosso destino.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *