ANC vence parlamentares com pontuação mais baixa desde que assumiu o poder

Loading...

Os resultados das eleições de 8 de Maio deram mais cinco anos de governação ao partido Congresso Nacional Africano liderado pelo presidente Cyril Ramaphosa. Com 57.5% dos votos, o ANC mais uma vez esteve em frente do principal partido da oposição, Aliança Democrática, com 20.8% e o partido da esquerda, Combatentes da Liberdade Económica que, desta vez, subiu a pontuação dos 6% em 2014 para 10.8% dos votos este ano.

Há muito que a vitória era certa para o ANC, mas desta vez, o resultado foi o mais baixo de toda a sua história eleitoral, uma vez que o partido costumava vencer com mais de 62% dos votos. Em discurso, o Presidente Ramaphosa prometeu governar com todos sul-africanos bem como reanimar a economia do país cuja taxa de desemprego está nos 27%. Os observadores eleitorais consideraram o processo eleitoral livre e justo.

Opais

Jacinto G. Manusse

É um Empreendedor e Consultor de Marketing Digital que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs em Moçambique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *