Filipe Nyusi felicita Marcelino dos Santos pelos 90 anos de idade

Loading...

Camarada Marcelino dos Santos; 

Kalungano; 

Em nome de todos os moçambicanos a quem temos o privilégio de representar, queremos exprimir palavras de louvor e felicitação a ti Kalungano, pelo teu aniversário natalício. Tu que és uma personalidade incontornável na história de libertação de Moçambique. 

Queremos usar este momento singular para celebrarmos com viva emoção a vida e obra de um HOMEM, mostrando, com muita sinceridade e solenidade, que bem merece o enorme impacto que o seu percurso representa para cada um de nós e para a história de um povo e desta nação que heroicamente se ergue com o seu inestimável contributo.

Hoje, temos uma oportunidade ímpar para, a bom som, evocar a tua história, que sem quaisquer reservas tudo de ti deste para construir esta nação que se chama Moçambique, cujo percurso se entrelaça com o teu próprio. 

Camarada Marcelino, celebramos o teu aniversário com a sensação de que, depois destes 90 anos de uma vida de serviço e dedicação à causa nacional, qualquer palavra se torna insuficiente para os elogios que te são merecidos. A melhor retórica para o acompanhar nesta efeméride é, sem dúvida, o nosso abraço amigo, manifestando a fraternidade que as palavras omitem ou oprimem.

Queremos recordar-lhe que o país com o qual sonhou junto de Mondlane e outros camaradas está a trilhar pelos caminhos da paz, desenvolvimento e prosperidade, e a vossa visão está a ser continuada, contando com as forças que temos. 

As árvores que plantaste, os textos que escreveste, as lutas que travaste, são hoje a razão da nossa força para continuarmos a lutar pela emancipação de um povo cujo passado esteve sequestrado pelo colonialismo. 

Continuaremos na linha da frente para garantir que cada moçambicano viva os frutos da independência e desfrute do sonho de um Moçambique onde todos partilhamos a nobreza da liberdade e o sabor do progresso. 

Os camaradas que te acompanharam na grande epopeia pela libertação desta pátria heróica, os seus filhos e outros milhões de moçambicanos juntam-se, hoje, à sua família para, de viva voz, cantar Parabéns Kalungano! 

Saudamos a ti, Kalungano, pelo teu aniversário e à tua família, que, ao longo deste percurso de vida, o tem apoiado e amparado incondicionalmente. Parabéns por cada gota de suor e labor dedicado para que este povo, hoje, tivesse um lugar chamado nação. 

Hoje e sempre, Kalungano, nosso herói nacional, mereces muitas homenagens e carinho deste povo pelo qual lutaste, deste toda a tua inteligência e sempre mostraste prontidão.

Em nome dos moçambicanos e no meu próprio, desejamos-te longa vida, muita paz e felicidade.

Parabéns Kalungano!

Opais

Gabriel Simao

Gabriel Simao É um Blogueiro Moçambicano especialista na produção de artigos de grande qualidade na Pagina Web INFROMOZ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *