Neto de Francisco Manyanga é candidato presidencial por novo partido

Loading...

O partido Podemos, criado recentemente no país, elegeu Hélder Mendonça, neto do herói moçambicano Francisco Manyanga, para candidato daquela formação à Presidência da República nas eleições de 15 Outubro no país.

De acordo com um comunicado do Partido Optimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), Hélder Mendonça, neto do histórico combatente da luta de libertação de Moçambique Francisco Manyanga, foi eleito num grupo composto por três candidatos, durante a primeira sessão do Conselho Central daquele partido.

“O país precisa sem dúvida de uma outra visão estrutural, de funcionamento bem como de gestão inspirada numa cultura virada aos interesses do Estado unitário, inclusivo e que respeite o bem público”, disse durante a sessão o presidente do partido, Albino Forquilha, citado no comunicado.

Os criadores do Podemos, registado a 14 de Maio, são antigos membros da Frelimo que pediam mais “inclusão económica”, mas hoje dizem estar “desencantados, porque não era possível a mudança de rumo a partir de dentro do partido”.

A nova organização é integrada por membros da Associação de Ajuda ao Desenvolvimento de Moçambique (Ajudem), que tentou concorrer, sem sucesso, às eleições autárquicas de 2018, em Maputo, com uma lista encabeçada por Samora Machel Júnior (Samito), filho do primeiro Presidente do país e militante destacado da Frelimo.

Francisco Manyanga nasceu em 1931, na província de Tete, com o nome de registo Caetano Augusto Mendonça. Para fugir da polícia secreta portuguesa, em 1963, após entrar para Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), mudou o seu nome para Francisco Manyanga.

Além de ter sido instrutor nos campos de treino da Frelimo, Manyanga liderou a frente na província de Tete, centro de Moçambique.

Falecido em 1973, na Tanzânia, vítima de doença prolongada, Manyanga foi sepultado na Praça dos Heróis Moçambicanos e, em sua homenagem, uma das principais escolas secundárias do país ostenta o seu nome.

LUSA

Jacinto G. Manusse

É um Empreendedor e Consultor de Marketing Digital que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs em Moçambique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *