“Posicionamento dos homens armados da Renamo indicia crise de liderança no Partido”-Tomás Vieira Mário

Loading...

Conforme foi divulgado, homens armados da Renamo, sediados numa das bases em Gorongosa, província de Sofala, ameaçam que não vão entregar as armas enquanto o processo de desarmamento estiver a ser dirigido pelo Presidente do Partido, Ossufo Momade.

Segundo Mariano Chizinga, comandante de uma das bases no distrito de Gorongosa, em Sofala, desde a eleição de Ossufo Momade ao cargo de Presidente, está a existir no seio da Renamo uma onda de perseguições, detenções e assassinatos.

Os referidos guerrilheiros ameaçam manifestar-se, a partir do próximo dia dez de Julho, contra a liderança do partido.

Entretanto ontem, o porta-voz da Renamo, José Manteigas, reagiu a posição deste grupo de guerrilheiros, indicando tratar-se de desertores e de promoverem a calúnia e difamação contra a imagem de Ossufo Momade.

Reagindo a estes factos, o jornalista e analista político Tomás Vieira Mário, disse em entrevista à Rádio Moçambique, que o posicionamento público dos homens armados da Renamo, indicia crise de liderança no seio deste partido.

“Creio que a Ossufo Momade falta ainda um défice de autoridade sobre os homens armados. Pelo menos alguns sectores que não confiam ainda muito no Presidente da Renamo, sobretudo sobre o critério que poderá estar a ser usado na selecção para a reintegração social das forças residuais. É notório algum desconforto de alguma parte dessas forças no receio de que possam ser relegadas para a irrelevância senão mesmo ignorados a favor dos outros. Creio que é mesmo uma suma crise de liderança que encontra combustível na questão da desmobilização militar ”, frisou.

Tomás Viera Mário, alertou ainda para o risco do abandono do processo de desmilitarização, desmobilização e reintegração, por parte da comunidade internacional.

Jacinto G. Manusse

É um Empreendedor e Consultor de Marketing Digital que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs em Moçambique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *