PR vai assinar amanhã acordo de cessação definitiva das hostilidades

Loading...

No seu último Informe Anual à Nação, Filipe Nyusi destacou os esforços do seu Governo para o alcance da paz definitiva. Prova disso foi o anúncio do acordo definitivo de cessação das hostilidades, a ser rubricado amanhã, em Gorongosa, pelo Presidente da Republica, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Ossufo Momade.

“Minhas senhoras e meus senhores, compatriotas, na sequência destas auspiciosas notícias, confirmo perante esta nobre casa que parto amanhã, dia 01 de Agosto, novamente para Gorongosa. Espero desta vez não sentar em cima da árvore e levo comigo o anseio e os corações de todos os moçambicanos. Esta viagem resume no fundo de tudo aquilo que fomos preparados ao longo de todos os percursos.

Amanhã vai se tornar real a assinatura do acordo de cessação definitiva das hostilidades militares”, afirmou Filipe Nyusi, acrescentando que “neste momento e neste documento importante que assinarei com o presidente da Renamo, Ossufo Momade, as duas partes são responsabilizadas por se abster de todos actos hostis ou ataques militares contra Forças, posições ou propriedades e população em geral”.

Nyusi defendeu que “este momento histórico reafirma a nossa esperança para um futuro risonho”.

Filipe Nyusi enfatizou no seu discurso que o objectivo comum dos moçambicanos está acima de cores partidárias e a assinatura de cessação de hostilidades antecede a assinatura do acordo de paz e de reconciliação.

“Em 2015, afirmamos conscientemente que ainda não estávamos satisfeitos com o Estado da Nação. Em 2016, dissemos que a Nação mantinha-se firme e o termo entrou no vocabulário político da nossa sociedade. Em 2017, o Estado da Nação era desafiante mas encorajador. No ano passado (2018), com convicção, declaramos que a Nação era estável e inspirava-nos confiança. Podemos hoje dizer que fizemos a travessia de um mar de adversidades. Esperamos por estas dificuldades porque estávamos claro do nosso caminho e certos do nosso destino. No final do nosso primeiro ciclo de governação podemos afirmar com a mesma convicção e orgulho que o Estado da Nação é de esperança e de um horizonte promissor”, afirmou Filipe Nyusi.

Opais

Jacinto G. Manusse

É um Empreendedor e Consultor de Marketing Digital que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs em Moçambique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *